• Background Image

    Uma vida saudável vai muito além do corpo perfeito

    19 de março de 2015

19 de março de 2015

Uma vida saudável vai muito além do corpo perfeito

 

 

Muitas pessoas acham que a vida saudável é a mesma coisa do que conquistar um corpo magro e em forma. Na realidade, sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. Afinal, você pode emagrecer de modo prejudicial.

Se você tem dúvidas da definição de uma vida saudável, podemos te ajudar. As coisas são realmente muito amplas, mas existem alguns definidores de uma rotina saudável que você pode aplicar em sua vida. Acompanhe!

Emagrecer sempre é saudável?

Emagrecer é saudável? Muitas pessoas diriam que sim, sem dúvidas. Mas na verdade, nem sempre as pessoas com corpos sarados e invejáveis são saudáveis de fato. Isso ocorre, pois, ter saúde envolve diferentes campos de atuação, e não somente a forma física.

Primeiramente, precisamos fazer uma revisão do que você considera ser saudável, sem pensar apenas no corpo magro. Ter saúde pode ser:

  • Ter equilíbrio
  • Ter bons relacionamentos
  • Não se sentir pressionado
  • Poder fazer planos e ter sonhos

Todos esses fatores são colocados dentro do conceito de vida saudável, mas existem muitos outros. Para ajudar a entender a complexidade do assunto, pense: o seu eu do futuro estaria satisfeito com tudo o que você viveu? E com os planos que está fazendo?

Uma outra boa dica para começar a refletir é pensar não apenas no presente, algo que é uma mania de nossa geração. O equilíbrio deve existir em todas as fases de sua vida, sempre com respeito e cuidado com o corpo e a mente.

Agora que você já sabe que corpo saudável não é igual a corpo magro, vamos conhecer alguns aspectos que podem te ajudar a conquistar o equilíbrio.

Alimentação nutritiva

O primeiro passo é ter uma alimentação nutritiva e balanceada. Note que esse tipo de hábito não é o mesmo sustentado por muitas das dietas atuais, que consistem em comer pouco e passar longos períodos em jejum. Pode até ser que você emagreça, mas com certeza vai perder muitos nutrientes essenciais em seu organismo.

É interessante destacar a necessidade de fazer várias refeições por dia, de acordo com o funcionamento do seu metabolismo. Esqueça a quantidade de calorias, que muitas vezes é mínima para quem está em dieta.

O importante mesmo é evitar o exagero. Você até pode se recompensar com um pedaço de bolo de vez em quando, mesmo em dieta, mas controle a sua rotina e não deixe que isso vire um hábito. Ademais, procure trocar os alimentos gordurosos por alimentos que promovem sensação de saciedade, por exemplo.

Você também pode ter o acompanhamento de um nutricionista. Um profissional de qualidade nunca colocará a sua saúde física e mental em risco para alcançar um ideal estético. Por isso, ele será um excelente aliado na procura por equilíbrio.

Atividades de estímulo ao cérebro

Além de estimular o físico com atividades motoras, estimular o cérebro é importante. Algumas pessoas ficam tão focadas no desenvolvimento físico que se esquecem da quantidade de coisas que dependem de um cérebro em bom funcionamento. É o caso da inteligência, mas também das habilidades sociais, da linguagem, entre outros.

Se você quer investir, mesmo assim, em práticas de exercícios físicos, procure fazer aeróbicos. Quando você se cansa, o seu cérebro recebe maior oxigenação, sendo amplamente estimulado. Assim, você garante um belo corpo e um excelente poder mental.

Saúde mental

Ter saúde mental não é ter um corpo bonito ou ter um cérebro estimulado. Existem muita gente com uma aparência sem igual, mas que apresenta quadros de depressão e ansiedade. Esse é, inclusive, um fenômeno da atualidade para o qual precisamos estar sempre atentos.

E como promover a saúde mental? Essa é uma pergunta complicada, pois envolve muitas atividades. Afinal, se fosse tão fácil, todos poderiam alcançar, e não é bem assim!

Ter um trabalho prazeroso, poder construir uma família, ter relações saudáveis, combater o stress e estimular a presença de objetivos e sonhos são algumas ações que podem ajudar.

Hábitos de qualidade

Nossos hábitos definem muito do que podemos entender como uma vida saudável. Nesse sentido, se você tem uma rotina que promove felicidade, tranquilidade e relaxamento, já está mais saudável do que a maioria das pessoas da atualidade.

Para começar a cultivar uma vida saudável por completo, é essencial procurar por hábitos prazerosos, e principalmente combater aquilo que não faz bem. Aos poucos, você vai descobrir como se adaptar a obrigações e deveres. É essencial procurar por autoconhecimento também.

Boas relações pessoais

As relações pessoais são frequentemente esquecidas por quem quer ter uma boa saúde, também por conta desse enfoque em uma estética satisfatória. Se você for parar para perceber, a maioria do nosso tempo é passado em contato com outras pessoas, e ter habilidades sociais é importante.

Aqui, estamos falando dos mais diversos tipos de relação: amorosa, familiar, de amizade, de trabalho, entre outros. O essencial mesmo é poder estar ao lado de pessoas que querem o seu bem.

Presença de hobby

Todo mundo precisa de um tempo para o lazer, por mais trabalho que você tenha. Afinal, é grande o número de pessoas que adoece por conta de atividades excessivamente voltadas ao campo profissional.

Você até pode achar que não tem um hobby, mas é só parar para pensar e verá que tudo que você gosta se transforma em um potencial momento de lazer. Essas atividades estimulam o relaxamento e a saúde mental, e não podem ser deixadas de lado.

Rotinas equilibradas

Por fim, a sua rotina precisa de um equilíbrio entre uma atividade e outra e entre diferentes hábitos. É sempre bom sustentar uma rotina para organizar a vida. Entretanto, o excesso também pode ser prejudicial.

Sugerimos que você faça uma revisão da sua rotina integral, e acrescente alguns elementos novos de vez em quando. Assim, a sua saúde não se prejudica.

E você, está pronto para começar a viver de forma saudável? Você tem alguma dica para melhorar a saúde e ficar com o corpo em forma ao mesmo tempo? Não se esqueça de deixar um comentário!

0 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta