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    Saúde e bem estar

25 de setembro de 2018

Como criar seu ritual matinal ideal (e a importância dele)

O ritual matinal é de extrema importância para quem quer começar o dia bem e ser produtivo em suas tarefas e obrigações. Entretanto, você precisa saber como fazer uma boa rotina diariamente.

Para ajudar quem quer ter dias de maior qualidade, separamos um pequeno guia com dicas para a criação de um excelente ritual matinal. Assim, você não precisa mais ficar perdido, se atrasar e esquecer de obrigações.

A importância de ter um ritual matinal

Todo mundo fala que ter um ritual matinal é uma excelente maneira de começar o dia. Mas você já parou para se perguntar por que isso ocorre? Existem muitos fatores benéficos em sustentar um bom ritual todas as manhãs.

Em primeiro lugar, os seus sentimentos e emoções durante o começo do dia influenciam em tudo que acontece depois, inclusive na sua relação com as pessoas e nas suas vivências no trabalho.

Quando acordamos irritados e confusos, a tendência é esquecer algo importante, se atrasar ou até escolher aquela roupa que não combina para sair. Quando acordamos bem, temos tempo para fazer tudo e sair com tranquilidade para enfrentar o dia.

Também devemos considerar que somos mais produtivos quando não acordamos perdidos e sabemos para onde ir. Por fim, os níveis de stress e ansiedade se reduzem muito se acordarmos com um bom ritual.

Como criar o seu?

Mesmo que você nunca tenha prestado atenção nisso, todo mundo tem um ritual pela manhã. As etapas podem ser, inclusive, prejudicial para o desenvolvimento do seu dia. Todos os pequenos hábitos que temos depois que o despertador toca é um ritual.

Acha que você não tem os hábitos que gostaria? Acompanhe nossas dicas e saiba como você pode acordar bem melhor todos os dias, investindo nos rituais certos.

Comece acordando com calma e tranquilidade

Acordar com um susto é a pior técnica se você não quer aumentar os seus níveis de stress. Há quem diga que essa pressão de manhã ajuda a levantar da cama, mas esse é um péssimo hábito. Não caia nessa ideia para evitar a preguiça.

O correto é começar o dia com tranquilidade, mesmo que você não levante com o coração acelerado e pronto para pular para o banho. Opte por um despertador que não te assuste e oriente as pessoas que moram com você para evitar barulhos na hora de acordar.

Evite ficar enrolando na cama

Ficar enrolando na cama é quase um vício, principalmente para quem já liga o celular e entra nas redes sociais. Quando você percebe, já perdeu meia hora ali deitado, e está atrasado. Essa situação é comum com quase todas as pessoas.

Para evitar problemas, você precisa ficar longe de elementos que te distraem quando acorda. Deixe o celular de lado, evite ligar a TV e tenha um objetivo para começar o dia. Essa meta pode ser simples, como sair em 1 hora, por exemplo. Basta se determinar a cumprir o que você programar.

Hidrate-se antes de levantar

É importante deixar um copo com água ao lado da cama, para que você possa se hidratar antes de começar as suas atividades. Parece besteira, mas você já notou que acordamos com muita sede?

O corpo gasta bastante energia para manter os processos vitais durante o período da noite, em que estamos dormindo. Por isso, há a necessidade de reposição não somente dos níveis de hidratação do corpo, mas também dos nutrientes.

Você se sentirá bem melhor ao começar o dia se tomar água antes de entrar no banho ou de ir preparar o café da manhã!

Faça um alongamento para acordar o corpo

Fazer um alongamento é um hábito que acorda o nosso corpo, ou seja, o retira de um estado de repouso absoluto. É como se você estivesse informando o seu corpo de que é a hora de acordar. A ação estimula a boa circulação nas extremidades do organismo, por exemplo.

Deixe 5 minutos para esticar o corpo antes de começar a fazer as atividades. Você não precisa de muito tempo se investir nos alongamentos corretos. Para isso, você até pode utilizar aplicativos que ensinam estratégias de exercícios em poucos minutos. A sua disposição também aumenta de maneira impressionante.

Separe prioridades do dia

A sua rotina pode ser bastante estável, mas nunca haverá um dia completamente igual ao anterior. Por isso, é essencial começar pensando nas suas prioridades até voltar para casa, depois de realizadas todas as obrigações.

Essa é uma atividade que leva menos de 5 minutos, e é milagrosa no ponto de vista da organização pessoal. Nossa recomendação é que, inclusive, você faça uma listinha do que precisa resolver de mais urgente. Assim, a sensação de preocupação ao lembrar de algo que não foi cumprido é bem menos frequente.

Prepare um bom café da manhã

A refeição pela manhã é uma das mais importantes do dia. É ela que dá a energia que precisamos para enfrentar os desafios diários com força de vontade. Além disso, o seu organismo precisa repor todas aquelas energias das quais falamos anteriormente.

Você pode comer o que preferir, mas recomendamos alimentos leves e nutritivos. Assim, o seu sistema digestivo não é pressionado logo pela manhã, horário em que o corpo ainda está se habituando a ficar acordado. Aposte em frutas, cereais, sucos e pães em quantidades moderadas.

Se você precisa sair cedo, evite distrações

Evitar distrações é importante a todo momento. Entretanto, estamos falando daquela hora em que você já fez tudo, e está pronto para sair. Muitas pessoas tiram um tempo para sentar no sofá, ligar a TV e checar as redes sociais.

Essa pode ser a atividade que coloca em cheque todo o seu planejamento. É importante não quebrar com a continuidade da programação, para não perder o pique. Por isso, nossa dica é se aprontar e sair logo de casa. Assim, você não cai na tentação de dar uma paradinha.

E você, está pronto para estruturar um ritual de sucesso e aproveitar todos os dias ao máximo? O que você achou das dicas que separamos? Não deixe de comentar abaixo!

18 de abril de 2018

Como lidar com a fome emocional (sem devorar uma barra de chocolate)

A fome emocional é um fenômeno que atinge mais pessoas do que você imagina. Existem até aqueles que não sabem que possuem esse tipo de problema, e encontram dificuldades para perder peso.

E agora, o que podemos fazer para acabar com a situação? Será que sempre teremos esse problema? Na realidade, tudo pode ser amenizado e solucionado se você souber por onde começar. Acompanhe nossas dicas e conheça métodos.

O que é fome emocional?

Como o nome já sugere, a fome emocional é uma sensação de necessidade de comer, mesmo quando você não está com fome por fatores físicos. Ela é desencadeada por alguns sentimentos comuns, como o stress, a tristeza, a euforia ou a ansiedade.

Muitas pessoas não conseguem identificar quando estão realmente com fome, e quando se trata da fome emocional. Entretanto, um forte indicativo de que você está com problemas é a dificuldade de controlar os impulsos para comer quando algo sai errado, como um dia de pressão, a perda de um objeto valioso, brigas com pessoas próximas, entre outros.

Normalmente, essas pessoas já correm para a cozinha. A fome emocional não tem público definido. Inclusive, pessoas magras podem sofrer com o problema, e acabam tendo um ganho muito rápido de peso.

E agora, o que fazer?

Conheça nossas dicas exclusivas para acabar com o problema da fome emocional e investir na sua saúde com todo o sucesso que você espera.

Conheça a causa da fome emocional

O primeiro passo para acabar com essa situação é identificar as causas. Elas podem ser muito diferentes dependendo da pessoa, e geralmente estão ligadas a episódios do passado, que se uniram com fatores desencadeantes do presente.

Nesses casos, é essencial fazer um exame de consciência para entender onde está o erro. Na maioria das vezes, você pode se orientar por coisas que acontecem de maneira repetida, gerando a descarga de sentimentos ruins, que você acaba descontando na comida.

Pode ser até uma situação pontual, como a falta de dinheiro ou impossibilidade de lidar com discussões em casa. Utilize métodos para identificar o que está ocorrendo antes de solucionar.

Sempre considere ajuda profissional

Um dos principais meios de acabar com a compulsão, chamada de fome emocional, é a ajuda profissional. Você pode procurar por dois tipos de médicos: o nutricionista e o psicólogo.

O nutricionista passará uma dieta adequada, que você precisa seguir para evitar o ganho de peso. Já o psicólogo vai ajudar a acabar com esses comportamentos que você não pode controlar, que se assemelham aos demais comportamentos de compulsão tratados por terapia.

Vale tentar, se você tem tempo, mesmo se a situação ainda não está extrema. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhores os resultados.

Cuidado com os períodos de instabilidade

Os períodos de instabilidade podem ser previstos? Em alguns casos, a resposta é positiva. Isso vale para quando falamos de períodos de pressão no trabalho, chegada de eventos importantes ou até mesmo a vivência da TPM no caso de mulheres.

Se você souber que um evento de pressão, stress ou ansiedade vai ocorrer, é interessante começar a se preparar com antecedência. Você pode até ter medidas paliativas, apenas para reduzir as chances de ter fome emocional durante esse tipo de situação.

Pode ser que, realmente, você não consiga prever as situações na maioria das vezes. Mas é essencial se focar no que você pode controlar.

Procure outras atividades

Outras atividades, principalmente a atividade física, podem te ajudar a controlar a vontade de comer. Isso ocorre principalmente por conta da liberação de neurotransmissores, hormônios de atuação no cérebro que geram uma descarga de felicidade e bem-estar.

Na alimentação, a pessoa que tem fome emocional sente essas sensações por um período limitado. Por isso, é complicado acabar com o hábito. Aí está a necessidade de trocar uma atividade por outra.

Mas tome cuidado para fazer essas atividades de maneira regular. O exercício, por exemplo, deve ser controlado para gerar os resultados que a pessoa espera.

Invista em reeducação

A reeducação alimentar é como uma dieta prolongada. Uma dieta simples dura um período determinado de tempo, o que gera o risco da pessoa continuar com a fome emocional depois do final.

A reeducação é diferente, porque ela modifica a relação com a comida para sempre. As dietas ricas em nutrientes, por exemplo, são ótimas maneiras de começar a investir na reeducação, pois elas liberam aqueles neurotransmissores da felicidade, mais especificamente a serotonina.

É interessante, mais uma vez, contatar um profissional de nutrição para te ajudar. A reeducação é contínua e feita por etapas. Por isso, precisamos de uma pessoa capacitada para dar orientações.

Cuidado com as substituições

As substituições são perigosas, principalmente para pessoas que já possuem o vício de comer quando estão nervosas, ansiosas ou tristes. Muitas vezes, o que vemos é uma substituição de um vício por outro.

Você pode até emagrecer, mas a sua saúde não se beneficiará se você comer a beber, fumar ou sustentar outros tipos de dependências. Siga o princípio de que nenhum vício realmente é bom. Para acabar com a compulsão, você vai precisar de uma vida equilibrada. Isso vale para a dieta e para outros hábitos.

Adote medidas práticas em sua casa

Medidas práticas ajudam a formar uma rotina de combate a esses episódios de compulsão. E quais são elas? Na realidade, vai depender de como a sua rotina funciona, e das coisas que você possui ao seu alcance.

Você pode, por exemplo, colocar apenas comidas saudáveis ao seu alcance. Se você tem a mania de comprar alimentos gordurosos na rua, durante algum episódio de stress, por que não tentar sair de casa sem o cartão ou com o dinheiro contado?

Esses são somente exemplos, que você pode modificar de acordo com as necessidades. O que vale é tentar ser prático!

E você, está pronto para acabar com a fome emocional e entrar em uma boa dieta? Não perca tempo e comece ainda hoje. Deixe o seu comentário abaixo em caso de dúvidas e sugestões.

30 de abril de 2015

5 mudanças na alimentação para emagrecer de forma natural

O emagrecimento precisa ser feito de maneira saudável, para não comprometer a sua vida integralmente. A maioria ainda não tem essa preocupação na hora de procurar por dietas, dado o enfoque em um corpo ideal do ponto de vista estético.

Para que você conquiste o corpo dos sonhos sem ter que perder em saúde, separamos algumas dicas de ouro que podem ser de enorme ajuda. Entenda melhor a seguir e não se prejudique na hora de perder peso!

Prefira ingredientes naturais

A quantidade de comidas industrializadas que vemos nos supermercados é realmente assustadora, principalmente se você quer emagrecer com qualidade e sucesso. Nossa principal dica é evitar comprar alimentos já prontos, mesmo que você esteja na correria do seu cotidiano.

Por que? Para começar, aquelas comidas são extremamente maléficas ao organismo, por conta da adição de conservantes. Em segundo lugar, os ingredientes podem conter mais carboidratos e componentes químicos do que o alimento natural. Afinal, você realmente sabe o que é colocado para que a comida não estrague?

Cozinhar em casa, com produtos de qualidade, é a melhor opção. É claro que existem os alimentos prontos que prometem ser de fontes naturais, mas se você quer ter saúde durante o emagrecimento, é melhor fugir até deles.

Coma proteínas regularmente

Muitas pessoas que estão em dietas radicais cortam até as proteínas do cardápio, o que é um dos maiores erros que você pode cometer. Para não ter dúvida: você precisa comer proteínas em pelo menos duas das 3 refeições realizadas em um dia.

Por que? A proteína não é como a gordura, que só serve para acumular energia e pode trazer consequências no ganho de peso. Na realidade, ela ajuda os praticantes de musculação, fazendo com que o crescimento ocorra em menor tempo.

Para as pessoas interessadas somente em perder peso, o grupo alimentar também é benéfico. As proteínas são alguns dos grandes responsáveis pela sensação de saciedade, que é um dos maiores meios para não comer muitas vezes ao dia. Assim, você evita o açúcar o os carboidratos.

Coma alimentos conhecidos por acelerar o metabolismo

Existem alguns alimentos, principalmente os chás, que estão na lista dos que promovem uma aceleração no metabolismo. Você já deve ter ouvido falar do metabolismo acelerado como a principal maneira de preservar o corpo magro, evitando o ganho de peso mesmo com a ingestão de alguns alimentos gordurosos.

Quando o metabolismo é acelerado, você consegue digerir os alimentos em menor tempo. Assim, o acúmulo de gordura é combatido. A melhor parte é que você não precisa comer aqueles pratos sem graça para ter um metabolismo acelerado.

Na realidade, grande parte dos alimentos que citamos como bons aceleradores são temperos. A pimenta é um bom exemplo, assim como os molhos de gengibre. Misture com ingredientes de baixa caloria e você conseguirá melhores resultados.

Mantenha o foco na hora das refeições

Existe um grande número de pessoas que possui péssimos hábitos ao se alimentar. O pior é que esse grupo raramente entende que há um problema. Esses hábitos são: assistir televisão, conversar com colegas, mexer no celular ou até se arrumar para sair enquanto come.

Primeiramente, essas atitudes são ruins, pois você acaba não sentindo o sabor dos ingredientes em sua boca, ou seja, não aprecia o momento da alimentação. Desse modo, como consequência, pode ser que você não se sinta completamente saciado depois de uma refeição.

O problema abre portas para a compulsão alimentar, que é um grande perigo para quem quer perder peso. Veja algumas maneiras de focar mais na comida e menos em outras atividades:

  • Cuidado com a mastigação

A mastigação é um assunto muito debatido quando falamos da alimentação ideal. Muitas pessoas afirmam que você precisa mastigar mais de 30 vezes para promover a quebra completa do alimento antes de engolir.

Você já parou para pensar como isso ajuda no seu processo de emagrecimento? Simples! Para acelerar o metabolismo, e também para ter uma saúde gastrointestinal de qualidade, você precisa de boa digestão.

O processo digestivo deve ter um tempo determinado, sem dificuldades para ocorrer. E você já deve ter ouvido falar que a saliva que entra em contato com a comida na mastigação tem enzimas digestivas. Dessa forma, o sistema inteiro trabalha melhor.

  • Cuidado para não comer mais do que o necessário

Quando estamos prestando atenção em outras coisas, o que é mais comum quando assistimos TV ou acessamos a internet durante as refeições, pode haver uma ingestão de mais comida que o necessário.

Isso se dá por aquilo que citamos anteriormente: a falta da sensação de saciedade promovida pela desatenção na hora de comer. É nesse ponto que as percepções de sabor atuam para que o seu cérebro entenda e processe que você está se alimentando.

Algumas pessoas também tendem a colocar mais comida no prato quando não estão prestando atenção. Esse é um péssimo hábito, que pode facilmente acabar com os seus avanços na dieta. Às vezes, você nem percebe que está se prejudicando.

Saiba escolher as gorduras para não precisar cortá-las totalmente

Vamos deixar claro: cortar as gorduras da sua alimentação de maneira integral não é saudável, nem se você precisa perder muito peso. Os carboidratos são essenciais, em quantidades balanceadas, para fazer com que o organismo funcione e tenha energia.

Existem carboidratos bons, que são os que o corpo absorve de maneira mais lenta, e os ruins, que normalmente são mais simples. Algumas das melhores fontes da chamada gordura saudável são o óleo de coco, a lentilha e a batata doce. Você deve ficar longe, por outro lado, de massas e do açúcar.

Cuidado, pois todo processo de emagrecimento requer equilíbrio. A liberação da ingestão de carboidratos precisa ser feita com responsabilidade, examinando o alimento para ver qual o tipo de gordura que está em sua fórmula.

E você, o que achou das nossas dicas de hoje? Você tem mais alguma orientação que pode ajudar no emagrecimento saudável? Deixe a sua sugestão de alimento abaixo e não se esqueça de compartilhar o conteúdo.