• Background Image

    Como criar seu ritual matinal ideal (e a importância dele)

    25 de setembro de 2018

25 de setembro de 2018

Como criar seu ritual matinal ideal (e a importância dele)

O ritual matinal é de extrema importância para quem quer começar o dia bem e ser produtivo em suas tarefas e obrigações. Entretanto, você precisa saber como fazer uma boa rotina diariamente.

Para ajudar quem quer ter dias de maior qualidade, separamos um pequeno guia com dicas para a criação de um excelente ritual matinal. Assim, você não precisa mais ficar perdido, se atrasar e esquecer de obrigações.

A importância de ter um ritual matinal

Todo mundo fala que ter um ritual matinal é uma excelente maneira de começar o dia. Mas você já parou para se perguntar por que isso ocorre? Existem muitos fatores benéficos em sustentar um bom ritual todas as manhãs.

Em primeiro lugar, os seus sentimentos e emoções durante o começo do dia influenciam em tudo que acontece depois, inclusive na sua relação com as pessoas e nas suas vivências no trabalho.

Quando acordamos irritados e confusos, a tendência é esquecer algo importante, se atrasar ou até escolher aquela roupa que não combina para sair. Quando acordamos bem, temos tempo para fazer tudo e sair com tranquilidade para enfrentar o dia.

Também devemos considerar que somos mais produtivos quando não acordamos perdidos e sabemos para onde ir. Por fim, os níveis de stress e ansiedade se reduzem muito se acordarmos com um bom ritual.

Como criar o seu?

Mesmo que você nunca tenha prestado atenção nisso, todo mundo tem um ritual pela manhã. As etapas podem ser, inclusive, prejudicial para o desenvolvimento do seu dia. Todos os pequenos hábitos que temos depois que o despertador toca é um ritual.

Acha que você não tem os hábitos que gostaria? Acompanhe nossas dicas e saiba como você pode acordar bem melhor todos os dias, investindo nos rituais certos.

Comece acordando com calma e tranquilidade

Acordar com um susto é a pior técnica se você não quer aumentar os seus níveis de stress. Há quem diga que essa pressão de manhã ajuda a levantar da cama, mas esse é um péssimo hábito. Não caia nessa ideia para evitar a preguiça.

O correto é começar o dia com tranquilidade, mesmo que você não levante com o coração acelerado e pronto para pular para o banho. Opte por um despertador que não te assuste e oriente as pessoas que moram com você para evitar barulhos na hora de acordar.

Evite ficar enrolando na cama

Ficar enrolando na cama é quase um vício, principalmente para quem já liga o celular e entra nas redes sociais. Quando você percebe, já perdeu meia hora ali deitado, e está atrasado. Essa situação é comum com quase todas as pessoas.

Para evitar problemas, você precisa ficar longe de elementos que te distraem quando acorda. Deixe o celular de lado, evite ligar a TV e tenha um objetivo para começar o dia. Essa meta pode ser simples, como sair em 1 hora, por exemplo. Basta se determinar a cumprir o que você programar.

Hidrate-se antes de levantar

É importante deixar um copo com água ao lado da cama, para que você possa se hidratar antes de começar as suas atividades. Parece besteira, mas você já notou que acordamos com muita sede?

O corpo gasta bastante energia para manter os processos vitais durante o período da noite, em que estamos dormindo. Por isso, há a necessidade de reposição não somente dos níveis de hidratação do corpo, mas também dos nutrientes.

Você se sentirá bem melhor ao começar o dia se tomar água antes de entrar no banho ou de ir preparar o café da manhã!

Faça um alongamento para acordar o corpo

Fazer um alongamento é um hábito que acorda o nosso corpo, ou seja, o retira de um estado de repouso absoluto. É como se você estivesse informando o seu corpo de que é a hora de acordar. A ação estimula a boa circulação nas extremidades do organismo, por exemplo.

Deixe 5 minutos para esticar o corpo antes de começar a fazer as atividades. Você não precisa de muito tempo se investir nos alongamentos corretos. Para isso, você até pode utilizar aplicativos que ensinam estratégias de exercícios em poucos minutos. A sua disposição também aumenta de maneira impressionante.

Separe prioridades do dia

A sua rotina pode ser bastante estável, mas nunca haverá um dia completamente igual ao anterior. Por isso, é essencial começar pensando nas suas prioridades até voltar para casa, depois de realizadas todas as obrigações.

Essa é uma atividade que leva menos de 5 minutos, e é milagrosa no ponto de vista da organização pessoal. Nossa recomendação é que, inclusive, você faça uma listinha do que precisa resolver de mais urgente. Assim, a sensação de preocupação ao lembrar de algo que não foi cumprido é bem menos frequente.

Prepare um bom café da manhã

A refeição pela manhã é uma das mais importantes do dia. É ela que dá a energia que precisamos para enfrentar os desafios diários com força de vontade. Além disso, o seu organismo precisa repor todas aquelas energias das quais falamos anteriormente.

Você pode comer o que preferir, mas recomendamos alimentos leves e nutritivos. Assim, o seu sistema digestivo não é pressionado logo pela manhã, horário em que o corpo ainda está se habituando a ficar acordado. Aposte em frutas, cereais, sucos e pães em quantidades moderadas.

Se você precisa sair cedo, evite distrações

Evitar distrações é importante a todo momento. Entretanto, estamos falando daquela hora em que você já fez tudo, e está pronto para sair. Muitas pessoas tiram um tempo para sentar no sofá, ligar a TV e checar as redes sociais.

Essa pode ser a atividade que coloca em cheque todo o seu planejamento. É importante não quebrar com a continuidade da programação, para não perder o pique. Por isso, nossa dica é se aprontar e sair logo de casa. Assim, você não cai na tentação de dar uma paradinha.

E você, está pronto para estruturar um ritual de sucesso e aproveitar todos os dias ao máximo? O que você achou das dicas que separamos? Não deixe de comentar abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta